Caixa de areia e mesa luminosa:
alguns recursos pedagógicos utilizados na Educação
Infantil
Andréia Carvalho
Mestre em Educação,
especialista em Design Instrucional
para EaD Virtual, pós-graduada em Planejamento, Gestão e Implementação da EaD,
especialista em Psicopedagogia e, graduada em Pedagogia. Tem experiência como
docente da Educação Básica, parecerista, pesquisadora, professora
universitária, designer instrucional e
tutora em EaD. Atualmente, é designer instrucional/professora/tutora no projeto Educa/EaD da Prefeitura de
Guarujá/SP
Carine Schnitzler
Especialista em
Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Cursando pós-graduação em Planejamento,
Gestão e Implementação da EaD. Possui experiência docente na Educação Básica I
e em tutoria da EaD na formação continuada de professores. Atualmente, é coordenadora no projeto Educa/EaD do município de Guarujá/SP
Rita Freitas
Especialista em Ética,
Valores e Cidadania na Escola e, graduada em Psicologia e Pedagogia. Possui
experiência docente na Educação Básica I. Atualmente, é coordenadora no Centro de
Capacitação para Educadores Municipais “Professor Carmine Felippelli” da Prefeitura de Guarujá/SP
Cada vez mais, percebemos que os artigos
científicos e os eventos educacionais realçam o quanto é importante investir no
protagonismo do professorado e do alunado.
No contexto da Educação Infantil, constantemente
fazemos a seguinte indagação: Como valorizar a cultura da infância nas creches
e pré-escolas?
Temos consciência que a valorização do protagonismo
na mais tenra infância requer um investimento humano, político, social,
pedagógico para ser concretizado com reflexão, diálogo, cooperação e
proatividade.
Para incentivarmos o protagonismo na Educação
Infantil, em 2014, na Prefeitura de Guarujá/São Paulo intensificamos a formação
continuada dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) implantando, assim, o curso “Reggio Emilia: uma
abordagem pedagógica na Educação Infantil”.
No projeto Educa/EaD da Prefeitura de Guarujá,
planejamos o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para propiciar a formação
continuada dos ADIs, que trabalhavam com as crianças de zero até três anos de
idade.
No HTPC, os ADIs analisaram as experiências
pedagógicas do município de Reggio Emilia, localizado na Itália. Eles
perceberam que na abordagem reggiana a valorização da cultura da infância
implica na ênfase das Artes Visuais, na realização de projetos, na parceria com
os pais.
A abordagem reggiana compreende que a prática
pedagógica acontece pelo movimento de investigação. Nessa ótica, a criança é
considerada a protagonista e um ser curioso em relação ao meio, que vislumbra
novas descobertas por meio das infinitas linguagens.
Na modalidade a distância, os ADIs também
repensaram o papel do ambiente educativo na valorização da cultura da infância,
uma vez que na abordagem de Reggio Emilia, o ambiente educativo é considerado o
terceiro educador, que incentiva o desenvolvimento das cem linguagens da
criança de forma criativa.
Para valorizar a cultura da infância, as ADIs implantaram
dois recursos pedagógicos no Núcleo de Educação Infantil (NEIM) “Suely Maria
Kida”: a caixa de areia e a mesa luminosa.
Caixa de areia
A caixa de areia foi um dos recursos pedagógicos
adotados no NEIM “Suely Maria Kida”. Ao repensar a utilização dos espaços nessa
unidade, as ADIs identificaram como era importante modificar o antigo parque e
reutilizar toda a madeira para construir um grande compartimento no qual
repousasse areia suficiente para muitas produções artísticas.
Vale lembrar que uma loja de material de construção
forneceu a areia. Já, os feirantes doaram os caixotes e, os pais das crianças
contribuíram com os utensílios domésticos, tais como: colheres, rodos,
peneiras. De forma, espontânea, um funcionário do NEIM construiu a caixa de
areia e fixou os caixotes na parede.
Foto 1: Caixa de areia
Fonte: Acervo pessoal de
Adriana Maria Garcia Maia
Compreendemos que a caixa de areia é um recurso
pedagógico que propicia atividades de produtividade livre. O contato com o
elemento natural e a síntese dessa interação gera criações e sentidos para as
crianças.
Ela também propicia atividades inusitadas ao ar
livre, desconhecidas para várias crianças. Propicia ainda experiências com a
natureza, com o corpo, colocando em exercício músculos e membros.
Mesa luminosa
A mesa luminosa pode ser conceituada como uma caixa
acoplada com lâmpada(s) interna(s) e fechamento superior em vidro fosco. Ela
pode variar em tamanho e altura, dependendo, assim, da faixa etária das
crianças.
Foto 2: Mesa luminosa
Fonte: Acervo pessoal de Adriana
Maria Garcia Maia
Esse recurso pedagógico incentiva a originalidade,
a inovação e a pesquisa. Em 2014, no NEIM “Suely Maria Kida”, a mesa luminosa possibilitou
a realização de atividades diversificadas e lúdicas. Com a mesa luminosa, as
ADIs perceberam que aprender rima com diversão e investigação.
A concepção da mesa luminosa traz uma nova
perspectiva, mais singular e detalhista, evidenciada pela luz que projeta minuciosidades
dos elementos neles apoiados.
Uma vidraçaria e uma marcenaria contribuíram com os
materiais. Já, um funcionário do NEIM “Suely Maria Kida” construiu a mesa
luminosa.
Em 2014, as crianças realizaram variadas atividades
na mesa luminosa do NEIM “Suely Maria Kida”, tais como:
- Análises de chapas de raio-x;
- Utilização de materiais encontrados no ambiente próximo do NEIM (como:
a areia, as conchas), uma vez que o Guarujá é uma cidade litorânea,
situada na Baixada Santista/São Paulo;
- Manuseio de elementos comestíveis;
- Observação de
elementos naturais, como: as folhas, as flores, as sementes colhidas pelas
crianças;
- Sobreposição de elementos, como: as formas geométricas em papel
translúcido que evidenciam também as diferentes cores;
- Desenho com tinta no material plástico que permite translucidez da luz.
A mesa luminosa possibilita o desenvolvimento de jogos sensoriais, nos quais as crianças vislumbram silhuetas, sombras, luzes, misturas de cores, triagens, simetrias, quantidades, preenchimentos, esvaziamentos.
As ADIs relataram que a mesa luminosa também foi
utilizada no berçário. Ela foi colocada no chão para que os bebês pudessem
manusear os materiais, pois é um recurso pedagógico que estimula a apropriação
concreta de conceitos por meio da expressão artística, no qual a criança pode
desenvolver as múltiplas linguagens.
Cabe salientar que a caixa de areia e a mesa
luminosa são recursos pedagógicos idealizados para várias aprendizagens. Os
educadores não necessitam falar o que as crianças precisam fazer, pois isso limitaria
as experiências das crianças.
Defendemos que na análise do percurso da
aprendizagem e da proposta educativa, as experiências e as narrativas
realizadas na caixa de areia e na mesa luminosa merecem ser destacadas nos
registros, documentando, assim, as construções das crianças na Educação
Infantil.
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