segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Curso virtual "Reggio Emilia: uma abordagem pedagógica na Educação Infantil"


Caixa de areia e mesa luminosa:
alguns recursos pedagógicos utilizados na Educação Infantil

Andréia Carvalho
Mestre em Educação, especialista em Design Instrucional para EaD Virtual, pós-graduada em Planejamento, Gestão e Implementação da EaD, especialista em Psicopedagogia e, graduada em Pedagogia. Tem experiência como docente da Educação Básica, parecerista, pesquisadora, professora universitária, designer instrucional e tutora em EaD. Atualmente, é designer instrucional/professora/tutora no projeto Educa/EaD da Prefeitura de Guarujá/SP

Carine Schnitzler
Especialista em Psicopedagogia e graduada em Pedagogia. Cursando pós-graduação em Planejamento, Gestão e Implementação da EaD. Possui experiência docente na Educação Básica I e em tutoria da EaD na formação continuada de professores. Atualmente, é coordenadora no projeto Educa/EaD do município de Guarujá/SP

Rita Freitas
Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola e, graduada em Psicologia e Pedagogia. Possui experiência docente na Educação Básica I. Atualmente, é coordenadora no Centro de Capacitação para Educadores Municipais “Professor Carmine Felippelli” da Prefeitura de Guarujá/SP

Cada vez mais, percebemos que os artigos científicos e os eventos educacionais realçam o quanto é importante investir no protagonismo do professorado e do alunado.

No contexto da Educação Infantil, constantemente fazemos a seguinte indagação: Como valorizar a cultura da infância nas creches e pré-escolas?

Temos consciência que a valorização do protagonismo na mais tenra infância requer um investimento humano, político, social, pedagógico para ser concretizado com reflexão, diálogo, cooperação e proatividade.

Para incentivarmos o protagonismo na Educação Infantil, em 2014, na Prefeitura de Guarujá/São Paulo intensificamos a formação continuada dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) implantando, assim, o curso “Reggio Emilia: uma abordagem pedagógica na Educação Infantil”.

No projeto Educa/EaD da Prefeitura de Guarujá, planejamos o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) para propiciar a formação continuada dos ADIs, que trabalhavam com as crianças de zero até três anos de idade.

No HTPC, os ADIs analisaram as experiências pedagógicas do município de Reggio Emilia, localizado na Itália. Eles perceberam que na abordagem reggiana a valorização da cultura da infância implica na ênfase das Artes Visuais, na realização de projetos, na parceria com os pais.

A abordagem reggiana compreende que a prática pedagógica acontece pelo movimento de investigação. Nessa ótica, a criança é considerada a protagonista e um ser curioso em relação ao meio, que vislumbra novas descobertas por meio das infinitas linguagens.

Na modalidade a distância, os ADIs também repensaram o papel do ambiente educativo na valorização da cultura da infância, uma vez que na abordagem de Reggio Emilia, o ambiente educativo é considerado o terceiro educador, que incentiva o desenvolvimento das cem linguagens da criança de forma criativa.

Para valorizar a cultura da infância, as ADIs implantaram dois recursos pedagógicos no Núcleo de Educação Infantil (NEIM) “Suely Maria Kida”: a caixa de areia e a mesa luminosa.

Caixa de areia

A caixa de areia foi um dos recursos pedagógicos adotados no NEIM “Suely Maria Kida”. Ao repensar a utilização dos espaços nessa unidade, as ADIs identificaram como era importante modificar o antigo parque e reutilizar toda a madeira para construir um grande compartimento no qual repousasse areia suficiente para muitas produções artísticas.

Vale lembrar que uma loja de material de construção forneceu a areia. Já, os feirantes doaram os caixotes e, os pais das crianças contribuíram com os utensílios domésticos, tais como: colheres, rodos, peneiras. De forma, espontânea, um funcionário do NEIM construiu a caixa de areia e fixou os caixotes na parede.

Foto 1: Caixa de areia
Fonte: Acervo pessoal de Adriana Maria Garcia Maia

Compreendemos que a caixa de areia é um recurso pedagógico que propicia atividades de produtividade livre. O contato com o elemento natural e a síntese dessa interação gera criações e sentidos para as crianças.

Ela também propicia atividades inusitadas ao ar livre, desconhecidas para várias crianças. Propicia ainda experiências com a natureza, com o corpo, colocando em exercício músculos e membros.

Mesa luminosa

A mesa luminosa pode ser conceituada como uma caixa acoplada com lâmpada(s) interna(s) e fechamento superior em vidro fosco. Ela pode variar em tamanho e altura, dependendo, assim, da faixa etária das crianças.

Foto 2: Mesa luminosa
Fonte: Acervo pessoal de Adriana Maria Garcia Maia

Esse recurso pedagógico incentiva a originalidade, a inovação e a pesquisa. Em 2014, no NEIM “Suely Maria Kida”, a mesa luminosa possibilitou a realização de atividades diversificadas e lúdicas. Com a mesa luminosa, as ADIs perceberam que aprender rima com diversão e investigação.

A concepção da mesa luminosa traz uma nova perspectiva, mais singular e detalhista, evidenciada pela luz que projeta minuciosidades dos elementos neles apoiados.

Uma vidraçaria e uma marcenaria contribuíram com os materiais. Já, um funcionário do NEIM “Suely Maria Kida” construiu a mesa luminosa.

Em 2014, as crianças realizaram variadas atividades na mesa luminosa do NEIM “Suely Maria Kida”, tais como:

  • Análises de chapas de raio-x;
  • Utilização de materiais encontrados no ambiente próximo do NEIM (como: a areia, as conchas), uma vez que o Guarujá é uma cidade litorânea, situada na Baixada Santista/São Paulo;
  • Manuseio de elementos comestíveis;
  • Observação de elementos naturais, como: as folhas, as flores, as sementes colhidas pelas crianças;
  • Sobreposição de elementos, como: as formas geométricas em papel translúcido que evidenciam também as diferentes cores;
  • Desenho com tinta no material plástico que permite translucidez da luz.

A mesa luminosa possibilita o desenvolvimento de jogos sensoriais, nos quais as crianças vislumbram silhuetas, sombras, luzes, misturas de cores, triagens, simetrias, quantidades, preenchimentos, esvaziamentos.

As ADIs relataram que a mesa luminosa também foi utilizada no berçário. Ela foi colocada no chão para que os bebês pudessem manusear os materiais, pois é um recurso pedagógico que estimula a apropriação concreta de conceitos por meio da expressão artística, no qual a criança pode desenvolver as múltiplas linguagens.

Cabe salientar que a caixa de areia e a mesa luminosa são recursos pedagógicos idealizados para várias aprendizagens. Os educadores não necessitam falar o que as crianças precisam fazer, pois isso limitaria as experiências das crianças.

Defendemos que na análise do percurso da aprendizagem e da proposta educativa, as experiências e as narrativas realizadas na caixa de areia e na mesa luminosa merecem ser destacadas nos registros, documentando, assim, as construções das crianças na Educação Infantil.

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